Projetos de Interiores no Revit

Quando falamos em Revit ou Archicad, softwares que trabalham dentro da plataforma BIM, logo associamos estes programas a projetos de arquitetura e engenharia. Porque não utilizá-los para projetos de interiores? Talvez porque tenhamos a errônea ideia de que os projetos de interiores são menos importantes dentro da obra ou então que o “decorador” só vai levar o cliente na loja para comprar móveis e objetos de decoração, de uma maneira informal e sem projetos mais detalhados.

Precisamos entender que o processo de desenvolvimento de projetos de interiores pode ser algo tão complexo quanto o projetos arquitetônicos e de engenharia. Aliás, muitas obras passarão pelas mãos destes três profissionais: arquiteto, engenheiro e designer de interiores. Então porque não termos um modelo (projeto) desenvolvido dentro de um programa de processo BIM, onde estes três profissionais poderão trabalhar juntos? A resposta é: podemos!

Etapas de Projeto

A ideia de se trabalhar com projetos de interiores dentro de um programa de plataforma BIM, como por exemplo o Revit, não é nova e muitos escritórios espalhados por todo o Brasil já o fazem. Nele podemos desenvolver as principais etapas de projetos, passando pelo estudo preliminar (layout), modelagem e renderização, e finalmente os projetos executivos. Dentro do que observamos hoje, os escritórios utilizam de pelos menos 3 programas diferentes para desenvolver cada etapa, sendo um  modelador, um renderizador e outro programa para desenvolver os projetos executivos. Isso é errado? Não é uma questão de certo ou errado, mas sim o tempo que leva a troca de informações entre estes 3 programas e que pelo fato de não estarem todos interligados, qualquer alteração em um, terá que ser revista de forma manual no outro.

ESQUEMÁTICO ARTIGO

Pense que dentro do Revit, ao fazermos qualquer alteração de projeto na planta baixa, automaticamente estamos alterando todas as vistas (cortes, elevações, perspectivas, tabelas), o que não acontece no processo citado anteriormente. Sendo assim, a mudança de um acabamento da marcenaria já será vista tanto na modelagem, como no render, nas vistas e quantitativos.

Renderização

Outro assunto muito levantando quando dizemos que poderíamos utilizar somente o Revit para desenvolver todo o projeto é a qualidade de renderização. Podemos afirmar que dentro de uma realidade de escritório onde a imagem renderizada tem a função de se tornar somente uma forma de mostrar uma ideia de como será o projeto final, temos essa etapa atendida. Não estamos falando de um render de nível de fotografia, mas de uma renderização que expresse ao cliente como será o projeto acabado, tendo aplicado na mesma, as texturas, acabamentos, mobiliários e etc… muito fiel ao resultado obtido na finalização da obra. Nas imagens abaixo podemos observar dois exemplos de renders desenvolvido dentro do Revit.

Imagem 01

Imagem 03

Bibliotecas e Famílias

Vale a pena também ressaltar que várias empresas como a Deca, Duratex, LuminiCoral, PortobelloHermam Miller, que tem o foco em produtos para interiores, já estão disponibilizando suas bibliotecas em BIM e isso prova mais uma vez que a tendência é que todos os profissionais envolvidos na construção sejam abastecidos de famílias, templates e imagens de alta resolução que facilitam no processo de especificação de produtos, quantitativos, tabelas e levantamentos. 

Projetos Executivos

Por último gostaríamos de destacar que o processo de projetos executivos acontece de forma mais assertiva e rápida, pois já temos o projeto modelado anteriormente para o render e agora o trabalho será somente gerar as vistas de plantas, elevações, cortes, assim como detalhamento e tabelas quantitativas de pisos, luminárias, mobiliário e etc…

01 - prancha

 

05 - Marcenaria

Também gostaríamos de te convidar a assistir um bate-papo que tivemos com nossos alunos nesta Live, onde explicamos esse processo de forma mais detalhada, temos certeza que você irá gostar!  

Gostou deste artigo ou gostaria de fazer alguma pergunta? Deixa um recado nos comentários que iremos te responder. 😉

everton_assinatura_wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: