ARCHICAD e o recurso de perfil complexo

No último post sobre o ARCHICAD aqui no blog, falamos sobre como as ferramentas BIM trazem eficiência ao processo de projeto, detalhando sobre a hierarquia de interseção do ARCHICAD. No post de hoje vamos dar continuidade a esse assunto, abordando outra ferramenta muito poderosa na hora de modelagem: o perfil complexo.

O perfil complexo é um recurso existente há algum tempo dentro do ARCHICAD que possui múltiplas aplicações: seja modelar um perfil de viga ou pilar, baixos e alto relevos de paredes, rodapés, tabicas, calhas, rufos, enfim, quase tudo que sua imaginação permitir e que seja construído a partir de um desenho de perfil. 

 

CurvedBrick
Paredes com rodapé modeladas com perfil complexo. Imagem: Graphisoft

Na imagem acima, por exemplo, as paredes curvas com rodapé foram modeladas com a ferramenta de perfil complexo, onde o desenho em corte (perfil) é desenhado dentro do modo de criação e edição de perfil complexo.

A versão 22 do ARCHICAD trouxe uma atualização a essa ferramenta: o perfil complexo paramétrico. Isso trouxe uma nova gama de possibilidades e de ganho de tempo em modelagem, pois permite que um único desenho de perfil tenha diversas dimensões, sem que seja necessário um redesenho, e também permitiu o controle das partes do perfil que serão redimensionadas. 

 

ProfilePopup
Parede a partir de perfil complexo.

 

Como vimos no exemplo das paredes com rodapé, de forma mais técnica, o perfil complexo é composto por um perfil (seção transversal) que é extrudado perpendicularmente ao plano do perfil e estão disponíveis para paredes, colunas vigas, trilhos e para elementos da biblioteca (parede cortina e escada, por exemplo). Você pode usar, modificar um perfil predefinido ou criar um novo.

 

NewComplexProfile
O Profile Manager ou Gerenciador de Perfis (Options/Opções > Element Attributes/Atributos de Elementos > Complex Profiles/Perfil Complexo)

 

No modo de edição você vai perceber que as únicas ferramentas disponíveis são as de documentação, que para o perfil complexo funcionam de uma maneira um pouco diferente. Aqui as linhas são usadas somente para o desenho, uma vez que o perfil só será reconhecido pelo ARCHICAD quando for aplicado algum material de construção que no modo de edição será aplicado com a ferramenta de trama. E uma dica que facilita aplicar o material a trama sobre o perfil desenhado é usar a varinha mágica (tecla de espaço). Outra dica importante, é que a origem no modo de edição é justamente onde será a linha de referência na hora de modelagem, então sempre a posicione de forma estratégica. Na imagem abaixo a origem se encontra no canto inferior esquerdo da parede. 

 

complex-profile-archicad-01

Depois de desenhado e aplicado os materiais, em design layers, é só ligar as camadas e também os modificadores (modifiers em inglês). Os modificadores (linhas tracejadas no desenho) são justamente a parte do seu desenho que será esticada quando modificada na hora da modelagem. Por padrão o ARCHICAD configurá tanto as medidas nominais e os modificadores alinhado na parte mais externa do seu desenho. Nesse exemplo, em que estamos modelando uma platibanda com rufo, não queremos que a espessura do reboco nem a espessura da chapa do rufo se deforme quando alterarmos a medida da parede. Dessa maneira, podemos ajustar os modificadores de modo que somente a medida da alvenaria seja alterada, mantendo as medidas nominais onde acharmos mais adequado. 

complex-profile-archicad-02

Na imagem acima temos os modificadores ajustados para as medidas da alvenaria, e a medida nominal de largura contando a espessura do reboco. Depois disso é só dar o save que o perfil estará disponível para uso dentro do ambiente de modelagem.

complex-profile-archicad-05

Indo para a visualização 3D e construindo uma parede usando o perfil complexo que acabamos de definir, você poderá ver no painel de configuração, as medidas nominais que definimos e que quando alterarmos as dimensões só haverá distorção no trecho que especificamos com os modificadores.

complex-profile-archicad-06

Eaí, já conseguiu imaginar em quantas maneiras você poderá aplicar esse recurso em seus projetos? Muitas né? O ARCHICAD assim como outras ferramentas BIM podem trazer muita eficiência e otimização de tempo em modelagem e em detalhamento.

natan_assinatura_wordpress

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: