No último post sobre o ARCHICAD aqui no blog, falamos sobre como as ferramentas BIM trazem eficiência ao processo de projeto, detalhando sobre a hierarquia de interseção do ARCHICAD. No post de hoje vamos dar continuidade a esse assunto, abordando outra ferramenta muito poderosa na hora de modelagem: o perfil complexo.
O perfil complexo é um recurso existente há algum tempo dentro do ARCHICAD que possui múltiplas aplicações: seja modelar um perfil de viga ou pilar, baixos e alto relevos de paredes, rodapés, tabicas, calhas, rufos, enfim, quase tudo que sua imaginação permitir e que seja construído a partir de um desenho de perfil.

Na imagem acima, por exemplo, as paredes curvas com rodapé foram modeladas com a ferramenta de perfil complexo, onde o desenho em corte (perfil) é desenhado dentro do modo de criação e edição de perfil complexo.
A versão 22 do ARCHICAD trouxe uma atualização a essa ferramenta: o perfil complexo paramétrico. Isso trouxe uma nova gama de possibilidades e de ganho de tempo em modelagem, pois permite que um único desenho de perfil tenha diversas dimensões, sem que seja necessário um redesenho, e também permitiu o controle das partes do perfil que serão redimensionadas.

Como vimos no exemplo das paredes com rodapé, de forma mais técnica, o perfil complexo é composto por um perfil (seção transversal) que é extrudado perpendicularmente ao plano do perfil e estão disponíveis para paredes, colunas vigas, trilhos e para elementos da biblioteca (parede cortina e escada, por exemplo). Você pode usar, modificar um perfil predefinido ou criar um novo.

No modo de edição você vai perceber que as únicas ferramentas disponíveis são as de documentação, que para o perfil complexo funcionam de uma maneira um pouco diferente. Aqui as linhas são usadas somente para o desenho, uma vez que o perfil só será reconhecido pelo ARCHICAD quando for aplicado algum material de construção que no modo de edição será aplicado com a ferramenta de trama. E uma dica que facilita aplicar o material a trama sobre o perfil desenhado é usar a varinha mágica (tecla de espaço). Outra dica importante, é que a origem no modo de edição é justamente onde será a linha de referência na hora de modelagem, então sempre a posicione de forma estratégica. Na imagem abaixo a origem se encontra no canto inferior esquerdo da parede.
Depois de desenhado e aplicado os materiais, em design layers, é só ligar as camadas e também os modificadores (modifiers em inglês). Os modificadores (linhas tracejadas no desenho) são justamente a parte do seu desenho que será esticada quando modificada na hora da modelagem. Por padrão o ARCHICAD configurá tanto as medidas nominais e os modificadores alinhado na parte mais externa do seu desenho. Nesse exemplo, em que estamos modelando uma platibanda com rufo, não queremos que a espessura do reboco nem a espessura da chapa do rufo se deforme quando alterarmos a medida da parede. Dessa maneira, podemos ajustar os modificadores de modo que somente a medida da alvenaria seja alterada, mantendo as medidas nominais onde acharmos mais adequado.
Na imagem acima temos os modificadores ajustados para as medidas da alvenaria, e a medida nominal de largura contando a espessura do reboco. Depois disso é só dar o save que o perfil estará disponível para uso dentro do ambiente de modelagem.
Indo para a visualização 3D e construindo uma parede usando o perfil complexo que acabamos de definir, você poderá ver no painel de configuração, as medidas nominais que definimos e que quando alterarmos as dimensões só haverá distorção no trecho que especificamos com os modificadores.
Eaí, já conseguiu imaginar em quantas maneiras você poderá aplicar esse recurso em seus projetos? Muitas né? O ARCHICAD assim como outras ferramentas BIM podem trazer muita eficiência e otimização de tempo em modelagem e em detalhamento.
Olá Naran. Ótimo aí explicação.
Você poderia me informar se eu consigo estrato quantitativos de todos os materiais diferentes de um perfil complexo tipo: alvenaria, reboco, tijolo( separadamente) e como posso fazer isso ? Desde já agradeco e torço por uma resposta sua.
CurtirCurtir