InDesign e as páginas-mestres

Quem não sofreu com aquela prancha que na correria de entrega de projeto saiu com numeração errada? Ou quando uma simples alteração de ordem de páginas seria uma dor de cabeça? São problemas e erros muito comuns, pois demandam sempre uma atenção redobrada e por vezes um retrabalho quando não realizados da maneira mais inteligente, e que mesmo assim, às vezes, podem passar despercebido na hora de conferir dentro de prazos mais apertados.

Há diversas maneiras em diferentes softwares de resolver ou automatizar esse processo de numeração de páginas e criação de um layout padrão. No post de hoje vamos mostrar um pouco mais sobre recursos simples de automatização dentro do InDesign que podem te economizar tempo e dores de cabeça na configuração de pranchas. 

Um dos recursos mais básicos do InDesign é o de páginas-mestre que é de forma simplificada, como um fundo que você cria a parte e que pode ser aplicado rapidamente a diversas páginas de seu documento, de modo que as alterações feitas na página-mestre altere também todas as páginas às quais ela foi aplicada. As páginas-mestre geralmente contêm logotipos, números de página, títulos e rodapés que se repetem.

01
Seção das páginas-mestre  na parte superior do painel de páginas

Por padrão, uma página-mestre é criada sempre que você inicia um novo projeto. Elas ficam na seção superior do painel de páginas. É possível criar múltiplas páginas-mestre dentro de seu documento, que permite de maneira muito ágil que você teste diversos layouts em diversas páginas ao mesmo tempo. 

Para criar uma nova página-mestre’, no menu do painel ‘Páginas’, escolha ‘Nova página-mestre’ ou com o botão direito sobre o painel. Você poderá então definir: o prefixo página-mestra nova; seu nome; se é baseada em página-mestre existente e o número de páginas.

Para aplicar uma página mestre a uma página única ou uma página oposta, basta arrastar e aplicar sob a página desejada. 

 

ty_33
Aplicação das páginas-mestre às páginas no documento. Imagem: Adobe

 

Aplicado as páginas-mestre sobre as páginas desejadas, você pode adicionar textos, imagens ou formas a elas que as páginas automaticamente serão atualizadas. O InDesign possui o que ele chama de marcadores, que é um texto que pode ser o número da página atual, número da próxima página, número de um capítulo etc. Dessa forma basta adicionar um desses marcadores na página-mestre que ele será atualizado de acordo com a numeração de cada página automaticamente. 

Também é possível adicionar variáveis de textos como o número da última página, assim suas pranchas, documentos ou apresentações sempre terão essas informações atualizadas caso haja alteração na ordem das páginas, acréscimos ou decréscimos de páginas. Não é incrível? 

 

03
Página mestre e as páginas vinculadas a ela

 

Para adicionar o marcador do número da página atual crie uma caixa de texto e no menu vá em: Tipo > Inserir caractere especial > Marcadores > Número da página atual, ou também sob o comando Ctrl + Alt + Shift + N. Já para inserir a variável de texto do número da última página vá em: Tipo > Variável de texto > Inserir variável > Número da última página

 

04

 

Caso seja necessário adicionar ou remover elementos, como na imagem acima, uma vez feito isso na página-mestre todas as outras serão alteradas. Por padrão, quando se aplica uma página-mestre a uma página do documento, todos os objetos contidos na página-mestre, denominados de itens-mestre, vão aparecer na página do documento. Porém, é possível que você queira que uma página específica seja ligeiramente diferente da página-mestre. Neste caso, você não precisa criar um layout novo somente para aquela página específica. Você pode destacar o item-mestre e outros itens-mestre na página continuarão a ser atualizados pela página-mestre. Para isso basta pressionar Shift + Ctrl e selecionar o objeto desejado.

Uma forma muito prática de visualizar as páginas e as respectivas páginas-mestre aplicadas é definir cores que podem ser feitas clicando com o botão direito sob as páginas mestre e indo em: Atributos de página > Rótulo de cor. Lembrando que manter um arquivo organizado sempre traz agilidade e evita erros que podem facilmente passar desapercebidos.

05
Rótulos de cor das páginas-mestre

O InDesign é um software muito completo para edição de documentos, apresentações e editoração, possui muitos recursos que podem facilitar muito tarefas repetitivas e que sempre ajudam a evitar as dores de cabeça daqueles errinhos que sempre acabam passando desapercebidos. Ficou curioso para saber mais sobre essa programa incrível? Então vem saber mais sobre nosso curso e fique ligado aqui no nosso blog.

natan_assinatura_wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: