Materiais no ARCHICAD: hierarquia e interseção

Sempre quando falamos das ferramentas de modelagem BIM, uma das grandes vantagens que primeiro vem à mente é quanto às questões de detalhamento e da agilidade dentro da fase de projeto executivo. E no post de hoje, vocês poderão ver, que em poucos passos, é possível trazer um alto grau de precisão e refinamento aos seus modelos e desenhos!

Dentro do ARCHICAD , um desses princípios que elevam significativamente o nível de detalhe dos projetos, com quase nenhum tempo adicional de modelagem, é o princípio de prioridade de interseção de elementos. Esse recurso permite que determinados materiais de construção sejam priorizados em detrimento de outros quando colididos ou em contato, sejam eles paredes, lajes, coberturas, etc, contendo uma ou mais camadas. Com isso, tanto as documentações 2D quanto 3D de todo o modelo terão tais propriedades e informações.

3d - editado
Visualização 3D de paredes e laje interseccionados no ARCHICAD

 

desenho editado
Corte de paredes e laje com diversas camadas e materiais

 

Para definir as prioridades de interseção dentro do ARCHICAD basta abrir a janela de materiais de construção, que dá acesso também às propriedades de desenho, representação e dados dos respectivos materiais e definir sua prioridade numa escala de 0 a 999, no qual os materiais com maior número serão sobrepostos aos materiais de menor prioridade quando em contato. Na listagem de materiais, o ARCHICAD também permite a rápida visualização e ordenação dos materiais pelo grau de prioridade.

 

materiais de construcao - editado
Janela de materiais de construção

 

E se mil possibilidades de prioridade ainda não forem suficientes, o ARCHICAD também oferece opções adicionais de controle sobre as interseções, como das conexões parede-parede, viga-viga, das camadas de composição, e, uma das mais úteis, a de prioridade de interseção entre os vegetais. Com ela, basta definir números de prioridade distintos, para que os elementos do vegetal em questão não colida com elementos dos demais vegetais de mesmo número.

 

layers-editado
Prioridade de intersecção de vegetais

 

Uma vez definidas as prioridades, mesmo modelos mais simplificados ou de fases iniciais de projeto já terão certo nível de detalhe arquitetônico, já que não será necessário trabalho adicional de desenho definindo as sobreposições dos materiais de construção de determinada parte do projeto. Com isso, além da grande economia de tempo, diversos problemas ou incompatibilidades na construção podem ser previstas e melhor estudadas, uma vez que o princípio do detalhamento arquitetônico já estará presente desde a fase de concepção. E uma dica muito boa é definir as linhas e planos de referências de lajes e paredes nos núcleos, para que não sejam necessários ajustes de altura adicionais.

03_1_Elements_Virtual_Building.07.187.1
Planos e linhas de referências nos núcleos de lajes e paredes.

 

Em comparação com outras ferramentas de modelagem BIM, o Revit também oferece um recurso similar de hierarquia de material, porém muitas vezes não chega a ser tão prático e intuitivo. Ma e aí, ficou curioso para saber outras praticidades do ARCHICAD? Então fique ligado nas próximas matérias aqui no blog ou venha saber mais sobre nosso curso aqui na Pixel!

natan_assinatura_wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: