Otimizando seu Arquivo de SketchUp para Impressão 3D

No artigo anterior “SketchUp para Impressão 3D” abordamos algumas dicas de modelagem. Em continuidade a isso, hoje falaremos um pouco mais sobre a otimização do arquivo para ser enviado direto para uma impressora 3D, pois, mesmo seguindo o direcionamento dado na postagem anterior, pode ser que o seu modelo 3D virtual ainda evidencie alguns erros, os quais não são tão visíveis de identificar.

A primeira coisa que você deve atentar-se são as dimensões do modelo e sua compatibilidade com o tamanho da área de impressora que irá utilizar. Isso é importante para que tenha consciência se o seu modelo poderá ser impresso de uma única vez, ou será necessário imprimir em peças que posteriormente serão coladas. Trabalhar na escala que irá imprimir facilitará na previsão do nível de detalhamento que a impressora conseguirá executar.

Após modelar atento às dicas e em escala desejada, o seu modelo 3D virtual ainda poderá apresentar falhas e erros de geometria. Para isso a dica número 2 refere-se ao plugin Solid Inspector² disponível na Extension Warehouse através deste link.

Para utilizá-lo é necessário baixar o plugin TT_Lib² como pré-requisito, disponível neste link. Instalar ambos em seu SketchUp e seguir o passo a passo:

1- Selecione todo o seu modelo e certifique-se que ele pertence a um único grupo. (abra as entidades de informação do modelo com o botão direito sobre ele para verificar se é um grupo sólido ou não). Caso não seja, o Solid Inspector irá te ajudar a transformá-lo em um sólido.

2. Selecione a opções “Ferramentas” na aba superior, e clique em Solid Inspector² ou no atalho da aba flutuante :

imagem 1

Irá abrir uma janela do plugin indicando quais os possíveis problemas em sua geometria, como por exemplo: buracos na superfície da geometria, arestas não fechadas, faces invertidas, linhas soltas no modelo…

imagem 2

3. Clique com o botão esquerdo em uma das opções, dentre todas as categorias de erro, e em seguida pressione a tecla TAB. Este comando fará com que automaticamente o local com erro selecionado será ampliado em sua tela e indicado por um círculo vermelho.

4. Para solucionar o problema indicado, verifique se existe o botão “FIX” na lista das categorias de erro. Em caso positivo, pressione o botão que o plugin irá corrigir e solucionar este erro em específico. No caso de outros erros que apresentem o botão “INFO”, não serão corrigidos automaticamente porque podem apresentar diversas maneiras de correção do mesmo.

5. Siga cada um dos itens de erro e vá solucionando por partes, manualmente, até que o Solid Inspector² indique em sua janela que não há nenhum erro na geometria.

imagem 3

Para o próximo artigo, iremos dar dicas de como exportar o arquivo de modelagem para a impressão 3D em outros softwares além do SketchUp. Não deixe de compartilhar com seus amigos, comentar se já utilizou este plugin Solid Inspector² e claro, que se tiver alguma dúvida, iremos te responder!

protarq_assinatura_wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: