SketchUp para Impressão 3D

Este mês, nós da PROTARQ, em parceria com a Pixelmais, iremos produzir uma trilogia de postagens referente a tecnologia da Impressão 3D para que você possa materializar o seu modelo sem complicações. Esse método de fabricação digital tem sido muito utilizado no ramo da arquitetura para a concepção de protótipos e realizar estudos de projetos a partir das maquetes físicas, mas é importante saber como o processo funciona para que seja explorado da melhor maneira.

Para saber mais sobre impressão 3D você pode clicar aqui

Na postagem de hoje, ensinaremos alguns macetes de modelagem, utilizando o SketchUp, já que tem sido um software muito utilizado no ramo da arquitetura. Vamos lá? 

1. Tome cuidado com linhas

Ao desenharmos apenas as linhas (sem nenhum volume), elas poderão interferir no modelo, por isso,  atente-se as linhas (e planos) dentro do objeto a ser impresso. Esses fatores podem resultar em falhas, portanto, certifique-se de que você modelou apenas uma “SHELL”, ou seja, concha (sem interferências internas ao objeto).

imagem1

2. Faces Invertidas

É importante que todas as faces estejam apenas de um lado, para isso, selecione todo o objeto a ser impresso, e crie um grupo. Clique com o botão direito do mouse em seu objeto novamente e selecione “Inverter face” para que fique com a cor clara, conforme o restante do modelo.

imagem2.jpg

3. Fique atento com as espessuras do modelo

Ao iniciarmos a modelagem no SketchUp, seguimos a lógica de criar linhas, planos e volumes. Sendo assim, a modelagem para impressão sempre deve possuir uma espessura, visto que a impressora 3D não tem informações sobre quão grosso ou quão fino é sua “entidade” para poder imprimi-la. Dessa forma, para melhores resultados, tenha certeza de que todas as partes do seu modelo apresenta uma espessura mínima de 0,5 mm (observe a espessura mínima de seu modelo depois de escalonado no tamanho real da impressão desejada).

imagem3.jpg

4. Operação booleana

O SketchUp possibilita trabalharmos com diversos grupos, porém, a impressora 3D irá reconhecer apenas um grande grupo. Para isso, é necessário unir os grupos sobrepostos através de uma operação booleana. Sendo assim, selecione os dois grupos que você deseja unir, e com o botão direito clique na opção “outer shell”. Repare que após este procedimento da “casca exterior” o software criou linhas de intersecção e um único grupo.

imagem4

5. Sempre que for modelar, garanta que o seu modelo seja “watertight” (à prova d´água)

Ou seja, sem nenhum buraco em sua superfície. Imagine que seu modelo seja um submarino na qual mergulha na água e não entra nenhum líquido. Em casos de aberturas desejadas elas devem possuir espessura, e planos para que seja impresso sem nenhuma falha. 

imagem7.jpg

6. Itens ocultos

Após seguir todos os itens anteriores, certifique-se de que o seu modelo não irá apresentar erros no momento da impressão. Para isso a dica número 06 é: Atente-se aos itens ocultos, isso mesmo, aqueles que não estão visíveis exteriormente ao modelo.

imagem5.jpg

7. Fique atento com a escala que irá imprimir

Embora a impressora 3D chegue em um alto nível de precisão, considere o tamanho do modelo que deseja imprimir. Quanto menor for o seu modelo, reduza o nível de detalhes.

imagem6

Fonte: Todas as imagens foram retiradas a partir do aplicativo do Google SketchUp online, disponível em:  https://app.sketchup.com/app.

Para o próximo artigo, iremos dar dicas práticas de otimização do arquivo de Sketchup para a impressão 3D. Não deixe de compartilhar com seus amigos, e claro que se tiver alguma dúvida, comentem logo abaixo e iremos te responder! 😉

 

protarq_assinatura_wordpress

Um comentário em “SketchUp para Impressão 3D

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: