Por que aprender vários programas de arquitetura?

Eu passei dois dias pensando em como começar a escrever este artigo. Queria que tivesse um começo que fizesse você leitor chegar até o fim. Pensei, pensei e pensei. Sim, eu vou usar o simples: você precisa ler isso!

Passei cinco anos da faculdade dizendo para meus colegas do curso de arquitetura: Leiam isso, aprendam aquilo, aprenda “mesmo” aquilo. Não ache que fiz isso de forma arrogante ou com a intenção de demonstrar que eu sabia mais coisas que eles. Eu queria mesmo que eles aprendessem coisas que afetariam diretamente a carreira deles no futuro. Eu fui pra faculdade aos 30 anos e já trabalhava há 7 anos em escritório de arquitetura, por isso, meu olhar mais voltado para eleger coisas muito importantes.

O que me motivou a escrever estas linhas para você, foi ler este artigo publicado pelo ArchDaily em 2016. Sim, li ele 3 anos depois, mas posso dizer que o mesmo, continua vivo e atual,  expressando meu grito para os colegas de turma, alguns ouviram, outros acharam que era o sussurro de um colega chato.

O que mais me chamou a atenção no artigo foi a informação de que 70% dos escritórios já exigem que o candidato saiba um modelador BIM (no caso da pesquisa o Revit). Abaixo segue a tabela disponibilizada no artigo.

IMAGEM
Fonte: blackspectacles.com

Nossa Everton, quanto drama! A pesquisa se refere aos 50 maiores escritórios de arquitetura do mundo. Esse é o problema, moro em uma cidade do interior de São Paulo e nos últimos dois anos da faculdade, fui contatado por três escritórios para indicar estagiários. Única exigência, deveriam saber Revit. Conclusão, nenhuma das vagas foi preenchida.

Me lembro de uma disciplina chamada Tópicos de Projetos Executivos. Na prática deveríamos fazer um museu e entregar em formato de projeto executivo, não mais um estudo. Modelei, levantei quantitativos, separei departamentos e fiz detalhes executivos.

PATE - PROJETO EXECUTIVO 2

PATE - PROJETO EXECUTIVO.jpg

Na devolução ouvi de um colega: só tira nota boa porque faz no Revit e lá é mais fácil. Não posso expressar o que pensei na hora, mas um dos pensamentos foi: eu avisei nobre colega!

Passei 5 anos dizendo: aprendam Revit, aprendam Photoshop, aprendam InDesign (este eu quase implorei no último ano). Alguns ouviram e outros não.

Conclusão, o novo mundo já é BIM, o velho mundo está se tornando, eles e você que me lê, precisam entender que não é mais uma modinha os modeladores BIM, é a vida como ela é. Todos os meses, dou treinamento de Revit para novos alunos e ouço de todos: por que não aprendi isso na faculdade?

Estou querendo dizer que você deve aprender um modelador BIM? Sim! Não só um modelador BIM, como a maior quantidade de programas que possa aprender, não falei em “dominar”, disse “aprender”. O domínio virá com o tempo.

Aprenda Revit, Archicad, Sketchup, Vray, Photoshop, InDesign, Illustrator…

Encerro fazendo um último pedido: por favor, envie esse artigo para um amigo de sala ou de profissão. Vai ser bom para você, vai ser bom para todo mundo!

everton_assinatura_wordpress

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: