Modelagem de Terreno no SketchUp

Modelagem de terreno sempre é um desafio, não é mesmo? Mas não desanime! Assim como todos os programas de modelagem, o SketchUp também tem suas próprias ferramentas e técnicas para facilitar nossa vida.

Neste artigo vamos comentar sobre algumas dessas dicas para que você não tema mais as curvas de nível na hora de modelar seu projeto! É claro que cada situação é diferente – algumas nem precisam de ferramentas “especiais”.

Em um terreno mais plano por exemplo, com poucas movimentações, basta ligar os pontos nas extremidades e a superfície já aparece, damos um “push” aqui, copiamos uma coisa lá e no final tudo dá certo. Como nesse exemplo simples abaixo:

Imagem1 terreno simples

Mas óbvio, como quase tudo na arquitetura, nem sempre a solução é tão simples assim. Também temos aqueles casos de estudos onde ainda queremos enxergar o terreno original antes de fazer as alterações desejadas. Para formas mais orgânicas o SketchUp nos traz as ferramentas da paleta “Caixa de Areia” (Sandbox).

Imagem2 paleta caixa de areia

Com essa paleta conseguimos criar formas mais complexas e manipulá-las de maneira mais livre. Algumas das ferramentas são muito utilizadas e são bem simples de colocar em prática! Dica: não servem apenas para modelagem de terrenos e sim para modelos orgânicos, curvos, inclinados, etc.

A primeira é a ferramenta “A partir de contornos” (From Contours), através de uma seleção prévia de linhas de contorno ou curvas de nível, já devidamente posicionadas, é capaz de criar a superfície do terreno, como o próprio nome da ferramenta sugere. O resultado tanto visual quanto de modelagem é bem surpreendente – uma casca orgânica exatamente no formato da seleção ou como normalmente chegamos a chamar em aula: um lençol.

Outra ferramenta utilizada com bastante frequência é “Projetar” (Drape). Com ela é possível transferir um desenho 2D qualquer sobre a superfície da casca do terreno gerado, como uma tatuagem, mesmo tendo várias inclinações. É muito útil para projetar representações de ruas, calçadas, e sistema viário em geral.

E além delas ainda tem uma ferramenta que cria patamares com a forma que desejamos já ajustando os taludes em volta para se adequar ao terreno original – é a ferramenta “Estampar” (Stamp). Não é uma beleza?!

Imagem3 processo terreno

Como disse, claro que nem tudo é perfeito logo de primeira, então outra dica é ativar a opção “Geometria Oculta” (Hidden Geometry) quando precisar fazer alguns pequenos ajustes no seu terreno! Como normalmente ele não é um único plano, sua superfície foi gerada através de um processo automático de triangulação de faces, precisamos enxergar essa triangulação para modificá-la de maneira a não prejudicar todo o terreno.

Imagem4 HG e terreno pronto

Além da paleta Caixa de Areia, mencionada acima, já disponibilizada pelo SketchUp você também pode recorrer aos plug-ins como ferramentas extras, ajudando a melhorar os detalhes com ações mais automatizadas como o “TopoShaper” (gratuito), “Instant Terrain” e “Instant Road”. Quanto mais prático melhor!

Para baixar os plug-ins é só acessar o próprio site de extensões da Trimble ou entrar no “Armazém de Extensões” (Extension Warehouse) diretamente do seu SketchUp, e depois para fazer a instalação entrar no “Gerenciador de extensões” (Extension Manager).

Quer saber mais informações sobre modelagem de terreno no SketchUp ou gostaria que abordássemos mais assunto como os plug-ins de SketchUp? Deixe um comentário e teremos o prazer de responder vocês!

aline_assinatura_wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: