Texturas e mapas para download

Quando falamos em renderização fotorealista temos várias preocupações, entre elas a qualidade dos blocos que usamos, a iluminação da cena e também a configuração dos materiais. Estes quesitos somados vão chegar em um bom render no final de tudo, e a imagem abaixo é um exemplo de uma diferença sutil, mas que dá uma boa diferença na qualidade do render. A parte da esquerda da imagem não possui qualquer mapeamento de bump ou displacement para dar volume para o piso, já a parte da direita possui este mapeamento o que traz um maior realismo para o material.

texturas_para_download_wordpress

Resumindo, este post é para facilitar um pouco esta procura por texturas e mapas, então listamos 5 sites para download destas imagens e no fim deste artigo há um bônus mostrando como é feita a configuração destes materiais tanto no V-Ray para SketchUp, quanto no Lumion! Cortando a enrolação, vamos aos sites:

Textures.com

https://www.textures.com/

Este site possui uma biblioteca enorme de texturas de todo tipo e fazendo o cadastro no site você possui 15 créditos diários para baixar texturas de graça com uma qualidade razoável. Mas as categorias 3D Scans e PBR Materials apresentam materiais não só com a textura principal, como também todos os outros mapeamentos para deixar os materiais ainda mais realistas, então vale checar estas categorias em especial.

CC0 Textures

https://cc0textures.com/

Este site, diferente do anterior tem toda a sua biblioteca de texturas totalmente grátis sem necessidade de qualquer cadastro ou limite diário. Além disso, você consegue baixar as texturas com qualidade de 2, 4 ou 8mil pixels já com todos os mapeamentos inclusos.

Texture Haven

https://texturehaven.com/textures/

Este site possui uma biblioteca tanto de materiais completos com os mapeamentos, como também uma categoria de HDRIs. A quantidade de materiais não é tão grande, mas é compensada pela sua qualidade e também por ser totalmente grátis!

3D Textures

https://3dtextures.me/

Pra somar aos sites com opções grátis, este disponibiliza também vários materiais completos com qualidade das imagens de 1mil pixels e tem uma grande variedade de categorias.

Poliigon

https://www.poliigon.com/search?type=texture&refine_by=assets-free

Este com certeza é o site mais completo de todos em relação a quantidade e qualidade de materiais. Ele é pago e funciona por assinatura mensal ou anual, porém possui uma categoria grátis (o link acima direciona direto para esta categoria) e também tem uma biblioteca gigante de texturas e mapeamentos para qualquer tipo de material. E além disso, da pra fazer uma conta de avaliação para testar as texturas pagas!

 

Mesmo com estes vários sites para download de texturas e mapas, há casos específicos em que será necessário criar mapas a partir de uma textura, e para isso vocês podem ver nosso vídeo de como criar mapas para materiais usando o Photoshop.

E pra finalizar este post, fiquem com estes dois vídeos ensinando o passo-a-passo de como configurar materiais pra renderização tanto no V-Ray para SketchUp, quanto no Lumion:

Configurando material no V-Ray para SketchUp

Configurando material no Lumion

Gostou deste artigo? Tem ideias de outros temas interessantes envolvendo arquitetura e que gostaria de ver por aqui? Deixe nos comentários sugestões e/ou dúvidas, e também compartilhe este artigo com seus amigos!

eric_assinatura_wordpress

3 comentários em “Texturas e mapas para download

Adicione o seu

  1. Adorei as dicas. Ultimamente para Lumion e Enscape eu tenho usado o site do maquettaria 3D, tem facilitado demais o meu dia a dia no escritório, as texturas já vem prontas 100% configuradas zero dor de cabeça.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑